Da pra fazer projetos WebGL usando Unity?

23 January 2015

Com a nova tecnologia de desenvolvimento 3D na web, usando WebGL, surgem alternativas como o Three.js para facilitar as coisas. Mas não seria o Unity uma alternativa interessante?

HEY! Esse post foi escrito antes do lançamento do Unity5. A partir dessa versão, já é possível fazer o build para WebGL! link

Quando você cria um projeto no Unity3D, as ferramentas que você vai lidar são muito semelhantes as usadas em projetos WebGL. Objetos 3D, texturas, posicionamento de camera, luzes...Tudo muito semelhante. Inclusive os termos usados. Mesh, Polygons, Texture aparecem em ambos os ambientes.

A questão é que WebGL "na mão" é bem complexo de se trabalhar. Justamente por isso existem frameworks como o Three.js, que facilitam muito a vida. De qualquer maneira, muitas coisas gráficas são normalmente melhor exploradas com uma interface...gráfica.

Um passo antes: Sobre Unity3D

Primeiro, se você não conhece o Unity3D, ele é uma ferramenta gráfica usada para diversos projetos interativos, como jogos e instalações físicas. No exemplo abaixo, você pode ver o resultado de um protótipo de um jogo para web, onde o player precisa coletar alguns objetos para vencer.
Esse projeto se chama ROLL-A-BALL e você pode conferir o tutorial completo na página da própria ferramenta.

Ok, mas...o que iso tem a ver com WebGL? Veja o resultado gerado. É um projeto 3D para ser executado no navegador. Assim como em WebGL. A grande desvantagem de se fazer dessa forma, com Unity, é que esse resultado necessita de um plugin. Você vai precisar instalar o Unity WebPlayer pra rodar o jogo. Isso tem várias desvantagens, assim como players de Flash por exemplo, não vão rodar de forma transparente no celular, entre outras.

Unity e WebGL

Na minha opinião, seria muito válido poder usar toda a interface do Unity e como resultado, ter todas as vantagens do WebGL. Então fui procurar e, embora na versão atual do Unity isso não é possível, a nova versão 5 já vai vir com suporte pra output em WebGL!

Separei alguns links pra quem tiver interesse, mas o mais interessante é esse vídeo:



O vídeo fala sobre o provesso de fazer o Unity portar pra WebGL na próxima versão, conta sobre a utilização do asm.js, e mostra games já feitos com Unity e com output em WebGL que já podem ser jogados hoje.

O link ON THE FUTURE OF WEB PUBLISHING IN UNITY é outro bem legal pra entender mais sobre tudo isso.
comments powered by Disqus