Google Cardboard

20 March 2015

Google Cardboard e OpenGL: Onde, como e quanto?

Chegou enfim o Google Cardboard que encomendei há alguns meses. Se você nunca viu um, entre agora no site oficial do Google Cardboard pra ter uma ideia do que se trata e saber mais detalhes desse projeto do Google. Já existem diversos aplicativos que usam Virtual Reality na PLay Store.



Google Cardboard

Antes de tudo, você não precisa necessariamente comprar um óculos desse. O material principal dele é simples: papelão. Além disso duas lentes, um imã e uma tag NFC. Da pra montar tudo em casa. No próprio site você encontra todo o procedimento pra montar um em casa.



Por questões diversas eu preferi comprar um. Comprei o modelo acima na I AM CARDBOARD. demorou pra chegar, mas valeu a pena. Ele vem todo certinho, com NFC já pronto e o botão do lado funcionando certinho.

Chair in a Room

O aplicativo que me despertou o interesse no Cardboar foi o Chair in a Room.



Não deixe de entrar no site do Chair in a Room pra conhecer mais sobre o projeto.

Google Play

Já existem vários aplicativos feitos pra VR no Google Carboard que podem ser baixados na Play Store que valem ser experimentados. umas das coisas que eu nnao imaginava é que é possível interagir com cenários na maioria dos aplicativos. Usando o botão do lado Cardboard vocie pode dar tiros, abrir portas, etc.

Programando para Virtual Reality

Fiquei curioso de como os aplicativos funcionam e encontrei um projeto sample do próprio Google. O código fonte hospedado no github é uma ótima forma de ter um primeiro contato com a programação para esses dispositivos.

Muito se assemelha da programação para Android tradicional. Activities, XML, etc. Existe uma interface CardboardView.StereoRenderer que é a base para começar. Ela tem dois métodos a serem implemntados chamados onNewFrame() e onDrawEye(). É por eles que começa a integração



O código não é trivial, até porque requer um bom conhecimento de OpenGL, porém é um ótimo ponto de partida. O aplicativo demo mostra como criar um ambiente 3D que aleatóriamente colaca um cubo em alguma coordenada. Com o botão do Google Carboard é possível interagir e "capturar" os cubos.

comments powered by Disqus